Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreosfera

  

   

Ferreomodelos
Um caboose para o trem de amônia (II)

Kelso Médici — Centro-Oeste nº 70 (1º-Set-1992)

Portas laterais

A parte tipo "veneziana" é feita com 7 peças de poliestireno chanfradas. A parte lisa (inferior) também é chanfrada na borda superior.

Cada porta mede 24,5 mm (altura) x 21 mm (largura), assim distribuídos:

  • 1 peça (parte inferior) de 9,5 mm de altura;

  • 7 peças chanfradas, com 2 mm de altura;

  • 1 peça com 0,5 mm de altura, na parte superior.

Antes de cortar as 7 peças, deve-se chanfrar a chapa com lima de ourives, a cerca de 45 graus, em 1 mm (veja nas Figuras 9b e 9c).

A peça inferior é chanfrada em 1 mm, também a 45 graus. A peça de 0,5 mm não é chanfrada.

Detalhes da taramela da porta do ferreomodelo

   Confecção da porta para o ferreomodelo do vagão caboose do trem de amônia da Fepasa - Ferrovias Paulistas

Tudo isso, com 21 mm de comprimento — que correspondem à largura da porta — e 1 mm de espessura. Deve-se cortar as peças com pouco mais de 21 mm e, depois, acertar a largura da porta, passando-a na lixa d'água, após a colagem das peças no conjunto.

Lixar a face de trás do conjunto, e colar sobre ela uma folha de estireno de 0,3 mm de espessura. Cortar as sobras dessa folha, nas laterais e na parte superior da porta. Deixar uma sobra (friso) de 0,5 mm, na parte inferior, que correrá nas guias (Fig. 9d e 9e).

  

Miolo da miniatura de porta para o ferreomodelo

Lixar a face da frente do conjunto, para remover alguma rebarba, e em seguida colar, sobre ela, tiras de estireno com 0,5 mm de largura — espessura de 0,3 mm — em toda a volta, formando uma moldura. Lixar novamente a parte externa da porta, para diminuir um pouco essa espessura de 0,3 mm.

Montagem das peças para formar a porta do ferreomodelo de vagão caboose   

Nos perfis laterais da porta, ficaram vazios correspondentes aos chanfros. Preencher esses vazios com Durepóxi bem molhado, ou massa plástica encontrada em lojas de tintas. Lixar os perfis após a secagem da massa.

Fure a moldura da porta conforme as Fig. 9a e 9d, para receber o pega-mão, que deve ser feito com arame de 0,3 mm. Observe que os puxadores de ambas as portas estão voltados para a parte traseira do vagão — ambas as portas abrem deslizando para a frente do vagão, e fecham para trás.

Cortar 2 tiras de estireno de 1 mm de espessura, com largura igual à espessura da porta, e comprimento igual ao do teto do vagão. Colar as tiras, pela sua espessura de 1 mm, sobre a emenda do teto com as laterais. Essa tira é o trilho superior da porta.

Em seguida, colam-se as portas nas laterais do vagão, nos locais indicados nos desenhos das peças n° 1 e 2 (CO-69), deixando uma folga bastante pequena entre elas e os trilhos.

Os suportes das roldanas são feitos de estireno de 0,3 mm de espessura por 1 mm de largura, e em seguida, colados às portas e aos trilhos. As roldanas ficam por trás dos suportes (sobre o trilho da porta), e seu diâmetro é de 1 mm.

   Sanduiche de peças para a porta do ferreomodelo de vagão

As roldanas, bem como as guias das portas, foram feitas com "lascas" de estireno — fatias bem finas, feitas passando a faquinha sobre a espessura do estireno (lateral de uma peça). Assim, a "lasca" já sai enrolada.

Moldura externa da porta do ferreomodelo de vagão da Fepasa   

Os batentes laterais das portas — lembrando que ambos são do lado voltado para a traseira do vagão — são feitos com estireno de 0,3 mm.

Outra tira de 1 mm de largura, com a mesma espessura de 0,3 mm, é colada junto aos batentes, na face da lateral do vagão, formando um "L".

Nos batentes, serão fixados os pega-mãos, feitos com arame de 0,3 mm, conforme as Fig. 9a e 9d.

Como não tenho detalhes das taramelas, só posso deixá-las à imaginação — ou à pesquisa do leitor, fotografando ou examinando um vagão protótipo.

Caboose do trem de amônia da Fepasa, by Kelso
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